A eleição 2022 movimentou  o cenário político em Timon. Muitas surpresas ocorrerão como o baixo desempenho de candidatos de alta expectativa como Schnneyder, Socorro Waquim e do ex-prefeito Luciano Leitoa. Por outro lado, Leandro Bello superou todas as expectativas e acabou sendo eleito deputado estadual.

Mas nem só de surpresas foram as eleições 2022, fatos já esperados como o desempenho pífio de Jaconias Moraes acabou se concretizando. O ex-vereador conseguiu apenas 6.609 votos em Timon, sendo que em 2018 o mesmo havia tirado 10.168 votos quando concorreu o mesmo cargo. A queda na votação representa quase 40%.


A queda vertiginosa na votação de Jaconias se dá principalmente pelo fato dele representar o que há de pior na política, como a sua gana pelo poder. Vale lembrar que o político já passou por todos os grupos políticos do município e em 2020 enganou seu grupo de políticos e apoiadores fantasiando que seria eleito prefeito, mas nos últimos dias de campanha passou para o lado do candidato Schnneyder que estava mais bem cotado.

Vale lembrar que nessas eleições gerais no período da pré-campanha, o ex-vereador apoiava Carlos Brandão para governador mesmo estando no PSC, partido de Lahesio Bonfim. Pouco tempo depois ele resolveu desistir de apoiar Brandão e declarou apoio a Bonfim. Curiosamente Lahesio caiu nas pesquisas após o apoio.

Jaconias Moraes mesmo tendo consciência de que não tem mais nenhuma força política, vendeu a idéia para os poucos remanescentes de seu grupo, afirmando que seria eleito com 40 mil votos. O resultado foi bem abaixo e ele já sabia pois seu único objetivo era fazer bucha para ajudar eleger o deputado de seu partido Aluisio Mendes.


A tempo tem mostrado que enganadores e traidores acabam desaparecendo do cenário político e foi o que aconteceu com o hoje finado político, Jaconias Moraes.